Home Sem categoria Inaugurado 1º Instituto Médico Veterinário Legal do Brasil

Inaugurado 1º Instituto Médico Veterinário Legal do Brasil

por Lud Hayashi

Agora pessoas que comentem crimes contra animais vão ver! A cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, já tem o primeiro Instituto Médico Veterinário Legal (IMVL) do Brasil, para exames de corpo de delito em animais que podem ter sido vítimas de maus-tratos.
O órgão é parte do Hospital Público Veterinário da capital e foi inaugurado este mês.
Os atendimentos iniciais serão voltados para animais vítimas de maus-tratos porque este tipo de crime, de acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, teve um aumento de 37% em 2020, fora os casos não denunciados.

No Brasil, esse foi o segundo crime mais denunciado à polícia nos primeiros meses deste ano.
A fundação de um IMVL vai auxiliar na resolução de crimes de violência animal para viabilizar a aplicação efetiva da Lei Sansão, que aumenta a punição em casos contra cães e gatos para até cinco anos de reclusão.
Proteção aos animais
O diretor do Hospital Público Veterinário de BH e coordenador do novo IMVL, Aldair Pinto, disse que a criação do IMVL ajudará as políticas de proteção animal.
“A grande visão de se ter um IMVL é que, a partir de hoje, qualquer pessoa que quiser ou estiver com a intenção de maltratar um animal, ela precisa pensar pelo menos duas vezes”, concluiu.
O recurso, porém, não é de atendimento direto ao público.
A denúncia contra maus-tratos e violência animal deverá ser feita diretamente à Polícia Civil, que vai atuar na investigação e solicitar apoio do Instituto, caso seja necessário.
Estrutura
O IMVL foi projetado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de Minas Gerais. A realização do projeto também teve apoio de recursos de compensação ambiental.
O Instituto receberá animais que são recolhidos pela equipe de zoonoses e outros órgãos competentes. No espaço, os pets passarão por exames de corpo de delito e terão todo o resultado documentado em fotografias e filmagens.
Caso o animal seja recebido sem vida, vai passar por autópsia para apontar as possíveis causas da morte. Para que sejam investigados, os casos devem ser denunciados à Polícia Civil.

O IMVL funcionará dentro do Hospital Público Veterinário - Foto: reprodução
O IMVL funciona dentro do Hospital Público Veterinário – Foto: reprodução

Com informações de UFMG

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Adblock detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.